PSICOTERAPIA INDIVIDUAL ONLINE
QUANDO BUSCAR ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE
- Ao perceber que seu mal-estar (atual ou permanente) está acima de seus níveis de tolerabilidade, de forma que os recursos que você usa habitualmente para lidar com as situações não parecem estar dando resultado.
- Quando há uma necessidade de poder ser ouvido(a) e falar sobre suas angústias, medos, raiva, vergonha, dores, e não encontra um ambiente ou pessoas em que possa perceber segurança e sigilo.
- Ao precisar de orientação de uma pessoa neutra, não envolvida com a situação.
- Quando perdeu um ente querido, ou o emprego, ou alguma outra relação importante.
- Ao perceber-se com sintomas depressivos, ansiosos, e de TOC, Pânico, Fobias.
- Ao receber diagnóstico de doença contagiosa, terminal, ou de tratamento prolongado, ou estar envolvido com pessoas de grupo de risco diagnosticadas, em tratamento ou em linha de frente no atendimento a afetados.
QUANDO NÃO BUSCAR ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE:
- Se não for maior de 18 anos
(existem outros profissionais que atendem menores, mas a Psicóloga Ana Carina apenas acima desta faixa etária, maiores de 20 anos).
- Quando não há condições ambientais (cômodo) e técnicas (conexão, headphone, app) para um atendimento online individual, seguro, sigiloso, estável e sem interrupções.
- Quando você gostaria que outra pessoa seja atendida, mas ela está sem condições de se expressar verbalmente, ou por intenso sofrimento psíquico, ou por uso de substância, ou em surto.
*** neste caso, procure atendimento em Posto de Saúde, Emergência Psiquiátrica ou Emergência Hospitalar mais próxima e mais rápido possível.
- Nas situações de violência doméstica ou violação de direitos, emergências e desastres, pois é fundamental que nesses casos o atendimento seja presencial.
(A Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 11/2018:
8) Normatiza que o atendimento de pessoas e grupos em situação de urgência e emergência e dos grupos em situação de emergência e desastres pelos meios de tecnologia e informação previstos nesta Resolução é considerado inadequado, devendo a prestação desses tipos de serviço ser executado por profissionais e equipes de forma presencial;
9) Também veda o atendimento de pessoas e grupos em situação de violação de direitos ou de violência pelos meios de tecnologia e informação previstos nesta Resolução, devendo a prestação desse tipo de serviço ser executado por profissionais e equipes de forma presencial;) VEJA A RESOLUÇÃO NA ÍNTEGRA
- Ao perceber-se em extremo sofrimento, sem esperanças e com dúvidas sobre ter vontade de continuar vivendo, continue lendo abaixo:
VOCÊ MERECE SER ACOLHIDO(A) E ATENDIDO(A), MAS A MODALIDADE ONLINE NÃO É A MAIS INDICADA.
O tempo é fundamental, e o Atendimento Online requer agendamento prévio que pode retardar o seu atendimento.
Por isso, buscar ajuda presencial, próxima e de urgência pode significar a preservação da vida.
SAIBA O QUE FAZER NESSES CASOS:
- Realize atendimento Psiquiátrico com URGÊNCIA (Busque um profissional ou Atendimento em Emergência Psiquiátrica) (veja abaixo o link da Associação Brasileira de Psiquiatria)
- Busque um serviço de emergência (Posto de Saúde, UPA, Hospital), entre em contato com um familiar ou amigo que possa acompanhar.
- Ligue para o SAMU 192 ou Bombeiros 193 e solicite atendimento
- LIGUE CVV (Centro de Valorização da Vida) 188.
- Denuncie Abuso Infantil 100
- Denuncie Violência Doméstica 180
- Busque um CAPsi na sua cidade.