• Autora: Psicóloga Ana Carina Dotto Sulzbach

E agora, busco Psicoterapia ou Coaching Pessoal?

Atualizado: Jan 24


Vou usar o exemplo das imagens, que circula nas redes sociais com diversos títulos (e sem o autor, infelizmente), para refletirmos sobre qual a situação em que você vai se beneficiar mais de uma ou outra modalidade.

Primeiramente, consideremos que existe uma linha muito tênue entre saúde e adoecimento. Busque sempre um profissional da área da Saúde Mental para uma avaliação com critérios científicos.

Mas vamos pensar sobre a imagem: no degrau mais baixo está o EU NÃO VOU FAZER. Muitos podem achar teimosia. Mas pode não ser. A pessoa pode não saber que tipo de fatores estão influenciando a sua IN-AÇÃO.

No degrau imediatamente superior, está o EU NÃO CONSIGO FAZER. Pode ser que esteja subestimando suas reais capacidades ou superestimando suas incapacidades. Então, são momentos em que há um desconhecimento de si. Por imaturidade, ou por sofrimento psíquico, e prováveis prejuízos. O mais adequado é procurar Psicoterapia.

O Coaching Pessoal é o trabalho focal, trabalha-se em uma ou duas áreas da vida. É comum ser nas áreas de carreira, ou empreendedorismo, ou situações pontuais pessoais.

É vivenciado por alguém que está com menor interferência de condicionamentos desconhecidos, como formas de pensar limitantes (ideias de fracasso, incapacidade, desmotivação, comuns nos degraus: eu não vou fazer, eu não consigo fazer).

Os degraus EU QUERO FAZER e COMO EU FAÇO?, pressupõem que a pessoa tem autoconhecimento para saber suas motivações, e sabe também suas limitações. Condições que a pessoa conquista com Psicoterapia, ou com uma vida saudável psicologicamente. Então, podem ser aproveitáveis os dois processos, Coaching Pessoal e Psicoterapia.

O Coachee toma as decisões sobre sua própria vida e possui condição pessoal (financeira/emocional) de assumir responsabilidade por suas escolhas e mudança de vida. Daí que na 'escadaria', a abrangência do Coaching está melhor representada a partir do degrau EU VOU TENTAR FAZER.

Mas não só. Em TODAS as opções da 'escadaria', a PSICOTERAPIA é a melhor e mais profunda escolha, pois atua em uma amplitude maior, em várias áreas da vida. Em especial quando há sofrimento (intenso/frequente/duradouro) e prejuízo em mais de uma área.

Pode acontecer no processo de Coaching Pessoal o aparecimento de condicionamentos que não estavam considerados a priori, e então, poderá haver necessidade de um trabalho Psicoterápico em conjunto ou posterior. Isso acontece porque o Coaching Pessoal é uma INTERVENÇÃO, enquanto que a PSICOTERAPIA é um conjunto de INTERVENÇÕES, é um tratamento.

O Coaching Pessoal clareia as possibilidades de resolução de problemas, mas não trata aquilo que está atravancando e atrapalhando a pessoa de realizar. Isso só se consegue com Psicoterapia.

#Psicoterapia #Coaching

0 visualização

2017 - Site criado e mantido por Ana Carina D. Sulzbach. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Atuação em Florianópolis - SC

Sugestões são bem vindas! Envie e-mail para desafiosdoadulto@gmail.com

Pesquisa Google