• Ana Carina D. Sulzbach

A Psicoterapia e o 'cliente Business'

Atualizado: Jan 24



Um tempo atrás, me perguntaram se eu atendia executivos, assim, aqueles com 'pegada business' mesmo (sic).

‘Claro que sim’, respondi com convicção.


Essa pergunta corajosa deixou no rastro uma reflexão: Afinal, executivos tem necessidades especiais que poderiam requerer habilidades diferenciadas de um terapeuta? Vejamos.


>> Executivos vivem sob pressão.


Vamos refletir sobre a pressão, usando dois exemplos. O nível experimentado de pressão para pagar um boleto bancário (tarefa nível simples), pode parecer dificílima para um deprimido, tanto quanto as tentativas de realizar uma venda expressiva para uma multinacional (tarefa ultra-complexa) pode ser simples para outro.

Isso significa que o nível de pressão não é algo definido pelo exterior, mas como a pessoa o percebe.


Psicólogos trabalham com pessoas e suas percepções individuais sobre as pressões no trabalho e na vida.



>> Eles(as) tem muito mais atribuições no trabalho que outras pessoas.


Pode ser que Executivos recebam muitas atribuições. Sabemos que as empresas estão com quadros funcionais cada vez mais enxutos e isso pode acarretar sobrecargas de trabalho. É realidade para quem trabalha nas empresas, mas também para os donos de negócios.

Aqui, além das questões contextuais, características pessoais podem estar contribuindo para a sobrecarga e o sofrimento psicológico.

Estabelecer limites realísticos, delegar e confiar, organizar e planejar, liderar, são habilidades desejáveis que precisam ser desenvolvidas e exercitadas para que o trabalho não seja apenas fonte de recursos financeiros e infortúnios, mas também de satisfação.


Psicólogos trabalham com pessoas que tem dificuldades em lidar com coisas do dia-a-dia (seja do mundo dos negócios ou não) e também orienta e acompanha o desenvolvimento das habilidades necessárias para enfrentamento e superação.



>> Executivos precisam ter um excelente motivo para aceitar ir para a terapia.


Vários estudos no ramo da Psicologia do Trabalho consideram o trabalho (não necessariamente o de alta-performance) como um grande desencadeador de adoecimentos psicológicos, e os adoecimentos psicológicos lideram as listas de maiores incapacitadores para o trabalho.

Importante pensar que pessoas em sofrimento podem estar trabalhando, e trabalhando muito bem. Dando tudo o que podem, ou mais.

O que talvez esteja acontecendo é a falta de equilíbrio entre o trabalho e as outras áreas da vida, um grande sinal de alerta para problemas psicológicos.

Quer melhor motivo para ir a terapia do que prevenir adoecimentos?


Psicólogos avaliam, tratam e previnem sintomas de adoecimentos laborais, e também auxiliam a organizar e planejar melhor as rotinas para aproveitar a vida como um todo, a fim de obter sustentabilidade no trabalho, nos relacionamentos, e na saúde em geral.

>> Executivos tem mais pressa para resolver suas questões emocionais.


É bem verdade que quando não estamos nos sentindo bem, todo mundo é um pouco parecido. Gostaríamos que existissem soluções mágicas, pílulas da felicidade, um passo-a-passo que funcionasse em todas as situações.

O tempo é visto muitas vezes como um impeditivo para a realização de bons e profundos processos psicoterápicos. Buscar o tapa-buraco, a mágica, o band-aid emocional tem atrasado mais a melhora do que a entrega e a confiança em um profissional habilitado.

Em uma época em que você personaliza até um tênis que vai comprar, porque iria abrir mão de um trabalho psicoterápico personalizado para você, respeitando o seu tempo, a sua história, o seu momento atual?


Tratamentos personalizados de curto, médio e longo prazos? Sim, Psicólogos realizam.


Psicólogos trabalham com dramas humanos, entre eles a desumanizadora ideia de que temos que ser super-heróis.


Buscar equilíbrio, sentido e bem-estar continuam sendo poderosos meios de manter desempenhos destacados.


Costumo falar para meus clientes que problemas humanos tem ‘soluções humanas, em tempos também humanos’.


Não permita o sofrimento e a pressa afastá-lo de um encontro consigo mesmo.

Busque ajuda.


Photo by energepic.com from Pexels

2017 - Site criado e mantido por Ana Carina D. Sulzbach. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Atuação em Florianópolis - SC

Sugestões são bem vindas! Envie e-mail para desafiosdoadulto@gmail.com

Pesquisa Google