• Ana Carina D. Sulzbach

Erros comuns de quem quer emagrecer


Na maioria das vezes, quem faz dieta para emagrecer quer uma solução rápida para algo que se levou muito tempo para acumular. O foco é sempre o resultado, e o tempo é 'ontem'. E na guerra para estar dentro dos padrões de peso da nossa cultura, acaba cometendo alguns equívocos. Vamos refletir sobre alguns?

CRIAR SUA PRÓPRIA DIETA - Na era do Google, todo mundo é 'doutor'.

É verdade que temos acesso a muitas informações, e (ainda bem), existe uma tendência mundial de incentivo a hábitos alimentares saudáveis. Mas fazer a própria dieta pode ser bem perigoso, no sentido nutricional. Uma coisa é você livremente iniciar uma troca de alimentos comuns para orgânicos, evitar transgênicos, e nisso, as informações encontradas na midia são de grande valia.

Outra é fazer 'dieta'. Dieta é um processo que exige tempo, e principalmente, conhecimento.

Não o do Google, mas da necessidade individual de cada pessoa de nutrição e dos nutrientes. Isso porque o metabolismo de um pode não se beneficiar com a dieta de outro.

Uma vez eu escutei de um profissional: 'essa refeição não é nutritiva'. E isso me ajudou a repensar muitos conceitos que eu tinha sobre COMIDA e NUTRIÇÃO. Não basta ser gostoso, deve fazer bem.

Ganha tempo e evita frustrações quem investe em um acompanhamento personalizado feito por um Nutricionista, que poderá avaliar cada caso e indicar os alimentos que serão adequados para serem consumidos, e sabe como ninguém dicas e macetes para quem quer realmente resultados a longo prazo.

SEGUIR A DIETA DA MODA - 'Nem parece que ela ganhou neném'.

Existem Nutricionistas que indicam a dieta da moda. Não há problema nenhum se você pode se beneficiar dela, conforme uma avaliação profissional.

O problema está em seguir o passo a passo que vem nas revistas e pensar que vai ficar com o corpo da 'Grazi' em duas semanas.

É importante ter em mente que as grandes lançadoras de 'dietas' são na maioria das vezes atrizes ou modelos, e o metabolismo delas já é acostumado com queima de calorias, pelas horas diárias de exercícios e a baixa ingesta calórica que é comum no meio delas.

Sem falar que tem muito tempo para dedicar e acesso aos tratamentos para redução de líquidos, celulite, gordura localizada, tais como massagens, radiofrequência, endermoterapia, terapias combinadas, correntes entre outros métodos mais sofisticados.

NÃO SEGUIR A DIETA PRESCRITA - 'Vou trocar o iogurte desnatado pelo grego, que é mais gostoso, e não vai dar nada'

Barganhar com a dieta feita por um profissional é outro auto-engano bastante comum. Os alimentos escolhidos para fazer parte da sua dieta são para serem seguidos.

Quem segue sua dieta de forma ‘ortodoxa’ pode até ter dificuldades no início, mas fortalece a sua resiliência para manter-se na dieta, quando expostos a tentações no futuro.

A confiança vem do esforço. E é muito bom poder dizer a si mesmo: eu consegui antes, vou conseguir agora também.

PEQUENAS INDULGÊNCIAS - ‘Eu segui minha dieta direitinho, então, eu mereço’

Pequenos ‘presentes’ não previstos aumentam a sua permissividade para novas escapadas. E quem escapa da dieta, na verdade, não está nela.

Uma forma alternativa de pensar seria: se seguiu a dieta direitinho, merece continuar nela e obter os melhores resultados pelo seu esforço.

Para aderir, manter uma dieta e sustentar resultados ao longo dos anos, é importante mudar o foco do 'resultado', para o 'processo'. Isso significa entregar-se a possibilidade de aprender coisas novas sobre a alimentação e sobre si mesmo, seus pensamentos, suas atitudes.

Muitas vezes é necessária um acompanhamento de um Psicólogo para acertar esse foco, para então, assumir uma postura mais realista frente ao emagrecimento.

Texto de autoria da Psic. Ana Carina D. Sulzbach - Proibida a reprodução não autorizada

#Emagrecimento #Dieta #PsicologiaeNutrição

0 visualização

2017 - Site criado e mantido por Ana Carina D. Sulzbach. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Atuação em Florianópolis - SC

Sugestões são bem vindas! Envie e-mail para desafiosdoadulto@gmail.com

Pesquisa Google