• Ana Carina D. Sulzbach

Eu já faço terapia, para quê medicação?

O tratamento combinado é uma realidade muito comum e que proporciona benefícios aos clientes, mas ainda está cercada de muitos medos e preconceitos.


A ideia de escrever este texto é esclarecer que indicar a busca por um profissional que possa prescrever medicação não significa que a Psicóloga não saiba o que fazer com o cliente, nem que o cliente esteja em uma situação tão péssima que não existam recursos psicoterapêuticos.


A medicação é um recurso psicoterápico.


E se ela é cogitada como parte do tratamento, é para potencializar e favorecer a melhora.


Porém, uma Psicóloga não pode prescrever medicação, essa atividade não faz parte da formação do Psicólogo, mas é privativa de Médicos. Então, solicita que o cliente busque um Psiquiatra. E assim, acontece o que chamamos de tratamento combinado: medicação + psicoterapia.

Os sofrimentos psicológicos podem acarretar desgastes físicos, e o contrário também. Nós somos um todo inteiro, não há divisão entre corpo e mente. Se algo não está bem no corpo, não vai estar bem na mente, e vice-versa.


Você pode então perguntar: ‘Ah, então basta tomar a medicação?". A resposta é NÃO.


A Psicoterapia é fundamental para a maioria dos casos, pois a mudança na forma de pensar não ocorre de maneira espontânea, em especial quando há sofrimentos muito enraizados, vivências danosas, medos intransponíveis, vergonhas inconfessáveis, agressividade atuada, angústia constante.


A indicação para o uso de medicação tem como objetivos reduzir sofrimentos intensos relacionados a essas memórias, pensamentos e emoções, e possibilitar avanços no processo, que poderiam demorar, ou ficar impossibilitados, sem o uso dela.


A Psicóloga não vê seu mal-estar psicológico como uma parte separada da sua vida, ela deseja muito a sua melhora como um todo.


Confie na sua Psicóloga. Siga as instruções terapêuticas.

Sua Psicóloga quer de verdade acompanhar e facilitar a sua melhora. 😉


FOTO: HeungSoon por Pexels.

2017 - Site criado e mantido por Ana Carina D. Sulzbach. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Atuação em Florianópolis - SC

Sugestões são bem vindas! Envie e-mail para desafiosdoadulto@gmail.com

Pesquisa Google