• Ana Carina D. Sulzbach

O que é Psicoterapia Individual?

Atualizado: Jan 23


AUTOCONHECIMENTO > MUDANÇAS NA TOMADA DE DECISÕES E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS > MELHORA AUTO-ESTIMA E PRODUÇÃO DE FELICIDADE

É um PROCESSO em que duas pessoas se reúnem para auxiliar uma delas na AUTODESCOBERTA, proporcionando melhora na AUTO-EFICÁCIA e, também, da AUTO-ESTIMA.

Diferente de uma conversa com um amigo (que também é importante), a PSICOTERAPIA é um trabalho que deve ser realizado por um profissional qualificado (Psicólogo ou Psiquiatra) e, preferencialmente, com Especialização em Psicoterapia (isso significa: com embasamento em uma corrente teórica da Psicologia, como a Cognitivo-Comportamental, Terapia do Esquema, Gestalt, Psicanálise, Transpessoal, ou Integrativa, por exemplo).

A Psicoterapia não é um simples momento de desabafo. O objetivo geral de toda Psicoterapia é a mudança de PENSAMENTOS e ATITUDES e, como conseqüência a AUTONOMIA e BEM-ESTAR do pessoa que sofre.

A Psicoterapia é indicada para a maioria dos PROBLEMAS EMOCIONAIS, e podem ser aproveitadas técnicas e medicação para potencializar os resultados.

Tudo inicia com um processo de AVALIAÇÃO, que objetiva acolher as angústias do cliente, levantar hipóteses diagnósticas e estabelecer um plano de tratamento individualizado. Cada pessoa é única e tem que ser avaliado sob a perspectiva da sua complexidade.

Existem Psicoterapias que duram poucos meses e tem efeitos de longo prazo, como os casos da Ansiedade, Pânico e Depressão. A presença de mais Transtornos (comorbidade) pode influenciar no tempo de duração da Psicoterapia.

Sendo assim, o curso da terapia é variável e dependerá do Diagnóstico e de inúmeros outros fatores, entre eles a intensidade do SOFRIMENTO que o cliente apresenta, os PREJUÍZOS que a pessoa possui em sua vida (relacionamentos, familiares, educacionais, sociais, ocupacionais, jurídicas, etc), a capacidade de abertura à MUDANÇA da sua forma de pensar, a SAÚDE em geral do cliente, a REDE DE APOIO e o AMBIENTE em que a pessoa está inserida, e, especialmente, o ENGAJAMENTO ao processo terapêutico.

Ao entrar em terapia, deixe a terapia entrar em você...

O momento de entrar em terapia é bastante particular. Algumas pessoas sentem um mal-estar psíquico muito grande e entendem que é a hora de BUSCAR AJUDA. Enquanto que para outros, quem sinaliza a necessidade são as pessoas próximas. E elas podem estar certas, ou não.

Quem vai realizar a avaliação é o PROFISSIONAL, da mesma forma que também irá apresentar as melhores ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO para cada caso.

Não é necessário temer que seus segredos sejam revelados a outras pessoas. Os Profissionais habilitados seguem os preceitos de Códigos de Ética que proíbem a quebra da confidencialidade.

Se chegou um momento em sua vida que nada parece dar certo, e você se sente sem forças para dar conta das exigências, como se já tivesse esgotado todas as possibilidades, busque Psicoterapia e descubra que uma parceria tendo VOCÊ COMO OBJETIVO pode proporcionar BEM-ESTAR, FELICIDADE e SUCESSO.

Texto de autoria da Psic. Ana Carina D. Sulzbach - Proibida a reprodução não autorizada

#AjudaPsicológica #Psicoterapia #OqueéPsicoterapia #ConsultacomPsicólogo

0 visualização

2017 - Site criado e mantido por Ana Carina D. Sulzbach. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Atuação em Florianópolis - SC

Sugestões são bem vindas! Envie e-mail para desafiosdoadulto@gmail.com

Pesquisa Google